Exibindo os posts com link "Leia Mais"

Este é um dos Hacks para Blogger - Blogspot mais pedidos de todos os tempos: Posts Resumidos na Home Page do Blog, com link de “Continue Lendo” ou “Leia Mais” no final do resumo.

Existem outros hacks que cumprem a mesma função, de diferentes formas; mas depois de vários testes, este é o melhor, na minha opinião. Ele permite que você resuma somente os posts que desejar, como você já deve ter visto por aqui.

Vamos ao Hack! Preste atenção, pois ele está dividido em 3 partes:

I - Configurando o script
II - Modificando o Template
III - Configurando o Editor do Blogger

Na Primeira Parte, você deve escolher entre duas opções: inserir o script diretamente no seu template, ou hospedar o script externamente. Siga somente as instruções para a opção que você escolheu!

A Segunda Parte e a Terceira Parte se aplicam na íntegra à todos os casos, sem importar qual opção você escolheu na Primeira parte.

I - Primeira Parte - Configurando o Script

Devido aos problemas recentes com os scripts dos hacks, vou explicar aqui duas formas de implementar o “Leia Mais”: inserindo o script diretamente no seu template, ou hospedando o script externamente.

1º Opção - Inserindo o script diretamente no seu template

1 - Entre na sua conta do Blogger. Como sempre, faça antes um backup do seu template! Na tab “Editar HTML”, clique em “Baixar modelo completo”, e salve uma cópia do template no seu computador.

2 - Procure a tag </head>.

3 - Copie TODO o código mostrado nesta página e cole-o logo ANTES da tag </head>.

4 - Dê um preview, veja se está tudo certinho, e salve o template. A esta altura, você ainda não deveria ver nenhuma mudança no visual do blog.

Agora, você deve passar à II - Segunda Parte - Modificando o Template

2º Opção - Hospedando o script externamente

Por favor, só escolha esta opção se você tem alguma idéia de como fazer isto. Se este método lhe parecer muito complicado, é melhor optar pela 1º opção, e pronto.

1 - Faça o download do script: clique neste link com o botão direito do mouse, e salve o arquivo LeiaMais.txt no seu computador.

2 - Mude a extensão do arquivo de txt para js, no próprio Notepad. Simplesmente abra o arquivo, selecione “Guardar como” e substitua LeiaMais.txt por LeiaMais.js

3 - Faça o upload do arquivo em sua conta. Uma opção grátis para hospedar seus arquivos é o Google Pages.

4 - Coloque a URL do seu script no seguinte código:

<script src=’Insira aqui a URL do script’ type=’text/javascript’/>

Por exemplo: se eu estivesse hospedando o script na minha conta do Google pages, a URL seria:

<script src=’http://nospheratt.googlepages.com/LeiaMais.js’ type=’text/javascript’/>

5 - Entre na sua conta do Blogger. Como sempre, faça antes um backup do seu template! Na tab “Editar HTML”, clique em “Baixar modelo completo”, e salve uma cópia do template no seu computador.

6 - Procure a tag </head>.

7 - Copie o código do script, com sua URL, e cole-o logo ANTES da tag .

8 - Dê um preview, veja se está tudo certinho, e salve o template. A esta altura, você ainda não deveria ver nenhuma mudança no visual do blog.

Agora, você deve passar à II - Segunda Parte - Modificando o Template

III - Terceira Parte - Configurando o Editor do Blogger

1 - Ainda na sua conta do Blogger, vá até Configurações -> Formatação.

2 - Bem em baixo, Você verá a caixa vazia do Modelo de postagem. Copie e cole as seguintes linhas dentro dessa caixa:

Digite aqui o resumo do post
<span id="fullpost">
Digite aqui o resto do post
</span>

É melhor copiar e colar este código, para não correr o risco de inserir espaços ou caracteres que impediriam o hack de funcionar. Salve as configurações.

3 - Agora, quando você entrar em “Criar Postagem”, a caixa mostrará onde você deve digitar o resumo do post (a parte que você deseja que apareça na Home, antes do link “Leia Mais…”) e onde digitar o resto do post (a parte que aparecerá somente na página do post).

Atenção: as tags <span id="fullpost"> e </span> devem permanecer intactas para que o hack funcione! Antes de publicar seu post, certifique-se de que elas não foram alteradas.

E se eu não quiser resumir um post?

Simplesmente, quando for escrever o post, delete completamente o texto que aparece na caixa do texto da postagem. Não se preocupe; cada vez que você for criar um novo post, o texto que indica onde digitar o resumo e o resto do post reaparecerá.

Você escolhe se quer resumir o post ou não, e o link de Leia Mais só aparecerá nos posts que foram divididos com o <span id=”fullpost”>. Não é genial?

Observação: o Ramani avisa no post original do hack que se você clicar no link “Postagens Mais Antigas”, é possível que o link “Leia Mais” apareça mesmo em posts antigos que não foram divididos seguindo o hack. Ele explica que este é um problema conhecido, para o qual ele ainda não encontrou solução.

Eu acho que este é um preço pequeno a pagar, para ter seus posts resumidos/com sumário e link “Leia Mais” no Blogspot. Eu mesma não vi esse problema aqui no Blogando, pelo menos ainda. Mas a decisão é sua, é claro.

Observação 2: Se você usar este hack, lembre-se de incluir um link ao Hackosphere (o blog do autor do hack) na sua sidebar ou num post. É o mínimo que podemos fazer para agradecer, não é mesmo?

5 comentários:

Ariane disse...

Este post foi completamente xupinhado do Blosque da Nospheratt! É assim que vc quer fazer um blog?

Feh, adm disse...

concordo com a mosha acima cadce u codigo poha??
askosaksaosakosa
fuiss

Bantu disse...

Incrível, tchê se fores copiar ao menos aprenda a destinquir o que é link e o que não é.
e de os créditos ao blogueiro inicial, que vergonha hien !!!

Vergonha da blogosfera.

Super Nathan disse...

Aqui o original:
http://blosque.com/2007/07/como-exibir-sumrios-dos-posts-com-link.html

dnsdesign disse...

AF